20/06/2011

PROJETO RECICLANDO

O projeto Reciclando, proposto pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Frederico Westphalen – RS e com apoio financeiro da Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP tem como seu objetivo principal oferecer oficinas de papeis recicláveis,proporcionando assim um espaço onde os alunos da Instituição possam através do fazer ter garantido o direito ao lazer, capacitação profissional, inclusão social e integração entre os participantes e a comunidade.
O projeto Reciclando acontece semanalmente com a participação de 20 alunos que estão inseridos na oficina profissionalizante, estes são acompanhados pela professora, assistente social e um terapeuta ocupacional.
Dentro dos objetivos em que o projeto foi proposto encontra-se:Favorecer o exercício de responsabilidades, através de uma rotina de trabalho e conscientização sobre meio ambiente. Desta forma os participantes recebem orientação de como se dá o processo de reciclagem e a importância da reciclagem ao meio ambiente:
Outra questão abordada e de grande importância é reforçar a importância da conscientização ambiental em toda a comunidade. Desta forma assim que o projeto foi divulgado na comunidade houve doação de papeis para serem reciclados, caracterizando a valorização da comunidade no projeto e da importância da reciclagem.
O projeto Reciclando estimula a criatividade na confecção de produtos o que facilita o resgate de auto-estima dos envolvidos. Conta em seu desenvolvimento com a coordenação da professora Andrea Ossani e com apoio de uma monitora para o desenvolvimento e confecção de vasos de papeis recicláveis. o projeto visa mostrar a comunidade que alunos com deficiência são capazes de produzir, desde que se acredite no seu potencial.
O projeto Reciclando terá continuidade nos objetivos propostos tendo como meta a geração de renda através da comercialização de produtos para que a oficina se torne auto-sustentável. Para isso também será iniciado o processo de fabricação de sacolas de presentes com o papel reciclado, as quais serão comercializadas no comércio local.
Importante salientar que os alunos participantes do projeto estão motivados e felizes com os resultados obtidos, pois os produtos estão sendo bem aceitos pela comunidade. A oportunidade de mostrar sua capacidade produtiva tem elevado a auto-estima dos alunos e promovido um maior envolvimento das famílias no processo de inclusão social e inserção no mercado de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário