Grupo sobre Sexualidade
O grupo sobre sexualidade visa criar um espaço de diálogo e de escuta em que possam ser discutidos assuntos relacionados à sexualidade, sentimentos envolvidos e percepções dos alunos. O grupo se destina a alunos com deficiência mental leve ou moderada que possuam capacidade intelectual de compreender os objetivos propostos pelo grupo, além de terem motivação para participar do mesmo.
É realizado um encontro por semana com os alunos da quarta-feira de tarde e um encontro por semana com os alunos da quinta-feira de manhã. Os encontros têm duração de aproximadamente 30 minutos, e os assuntos a serem tratados serão conforme surgirem às demandas do grupo.
Grupo Operativo
A partir da realização do grupo operativo objetiva-se possibilitar aos alunos um espaço de diálogo e discussão em que eles possam abordar assuntos e problemas que são de seus interesses, tendo liberdade de expressar sentimentos e percepções. O grupo se destina a alunos que possuam capacidade de compreender os objetivos propostos pelo grupo e/ ou que tenham motivação para participar do mesmo. Os encontros são realizados uma vez por semana, com duração de aproximadamente uma hora.
Grupo de mães
O objetivo é proporcionar momentos de discussão a respeito da responsabilização no desempenho dos diversos papeis na família bem como as relações interpessoais, socialização da problemática das deficiências, resgatando a auto-estima, a participação na vida comunitária para a superação das dificuldades.
São realizados dois grupos de mães, os encontros são semanais. São discutidos assuntos que sugiram no decorrer do trabalho. Desta forma são atendidas 20 mães, em que é possibilitado as mesmas vivenciar informações, adquirindo confiança, entrosamento, a fim de buscar direitos através de uma convivência melhor.
Linguagem como Forma de Expressão
Este projeto tem por objetivo estimular manifestações de diferentes linguagens, contempladas na Arte, na Literatura e na Língua Inglesa, para melhorar a interação social de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento como pessoa e como cidadão. São beneficiadas em média 50 alunos.
Acompanhamento Terapêutico de Mães da Estimulação Precoce
Este projeto tem por objetivo possibilitar as mães que acabaram que ingressar na APAE um ambiente acolhedor, facilitador e de expressão dos sentimentos, bem como, fortalecer e resgatar vínculo da mãe com a criança. Os acompanhamentos acontecem uma vez por semana no dia em que as crianças vêem para a estimulação precoce.
Acompanhamento Terapêutico Familiar
Este projeto tem por objetivo proporcionar às famílias momentos de escuta terapêutica a fim de ajudá-los no manejo dos sentimentos e ações relacionadas ao filho com necessidades educativas especiais, bem como fazer com que se tornem aliados do tratamento e aprendizado do filho, podendo pensá-lo além da deficiência. O acompanhamento se destina as famílias que possuem filhos matriculados na APAE, que precisam de um acompanhamento terapêutico e que concordem com a realização desse trabalho.
São atendidas em média oito famílias, os encontros são efetuados uma vez por mês, na casa de cada aluno.