26/09/2011

26 DE SETEMBRO: DIA DO SURDO



No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Muitos que não conhecem a historia dos Surdos no Brasil talvez se perguntem: Porque comemorar o Dia do Surdo? Na verdade, temos muito que comemorar, afinal hoje as condições de vida das pessoas surdas são muito melhor do que antes. Podemos citar algumas coisas que melhoraram na vida dos surdos: -, A Libras foi oficializada, com isso acontecem grandes mudanças no acesso à informação. Em especial, na educação, podemos hoje contar com profissionais habilitados a se comunicarem ou a ensinarem aos surdos em sua própria língua.     Garantindo assim uma educação de qualidade. Hoje vemos a Libras estampada na TV. – Hoje também muitos surdos estão completando o nível superior, ou faculdade. E podem mostrar a toda sociedade, sua capacidade para o trabalho, para educar, enfim, os surdos hoje são professores de crianças e jovens surdos. Empenham-se na educação e formação de outros surdos adultos.
Todas as conquistas e avanços obtidos só reforçam a importância da existência do Dia do Surdo, para comemorarmos o que já conseguimos e, principalmente, para lembrarmos que ainda temos muito que lutar frente às suas necessidades.


LIBRAS- LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
A língua de sinais é uma das principais marcas da identidade de um povo surdo, pois é uma das peculiaridades da cultura surda”
                                                                                                                             Strobel, 2008


Parabéns a todas as pessoas surdas por esse dia tão importante.
APAE de Frederico Westphalen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário