A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais mantenedora da Escola de Educação Especial de Frederico Westphalen, fundada em 1982, atua na área da assistência social, saúde e educação, promovendo e articulando ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio a família, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Atualmente a APAE conta com 30 profissionais e presta atendimento a aproximadamente 170 pessoas com deficiência intelectual, auditiva, múltipla e Transtorno Global do Desenvolvimento, provenientes de Frederico Westphalen, Caiçara, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Palmitinho, desde as primeiras semanas de vida até a idade adulta, com programas de atendimentos específicos para cada faixa etária. Oferecendo atendimento pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, fisioterápico, social, de terapia ocupacional, neurológico e equoterápico.
A APAE é presidida pelo Sr. Marcelino Rizzotto, sob direção da professora Jussania Basso Bordin.
Nesse ano as APAEs do Brasil tem como lema “A pessoa com Deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”. Um país marcado pela diversidade de seu povo, usos e costumes não pode compactuar com a discriminação em relação a pessoa com deficiência.
Nesse 7 de setembro a APAE vem mostrar um pouco das atividades desenvolvidas.
- Estimulação Precoce e Educação Infantil: Um trabalho voltado para o lúdico, pois é através do brincar que a criança tem a oportunidade de manifestar-se enquanto sujeito de desejo, criativo em suas ações e com autonomia para tomar decisões.
- Alfabetização: Busca através de um trabalho competente e responsável estabelecer ações educacionais que promovam o processo de ensino-aprendizagem, de modo que usufruam da escola para aprender, construir, crescer e conviver, proporcionando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização e o exercício da cidadania.
- Oficina de aprendizagem: são estimuladas e desenvolvidas habilidades individuais importantes, as quais são utilizadas na confecção de tapetes, pintura em tecido, pintura e decoração de fecha-sacos, pintura em caixas de madeira com aplicação de diversas técnicas, decopagem em latas, restauração de móveis, reciclagem, entre outros.
- Esporte: Tem por objetivo à conscientização, aquisição e manutenção de hábitos saudáveis. Dentro deste programa são oferecidas atividades físicas regulares, adaptadas e orientadas para pessoas com deficiência. No mês de maio de 2011 a APAE sediou a II Olimpíada Macro Regional das APAEs, que teve a participação de aproximadamente 600 pessoas entre atletas, voluntários, familiares e profissionais.
- Dança: Proporciona exercícios de autoconfiança, da auto-suficiência, do sentimento de auto-estima e do espírito de criatividade, cooperação e participação.
- Saúde: a APAE conta com uma equipe técnica, composta por duas psicólogas, duas fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, uma assistente social, uma fonoaudióloga e um médico neurologista.
- Equoterapia: É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
- Projeto transparência: A APAE participou do curso “Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil” promovido pela ONG Parceiros Voluntários com apoio da Petrobrás, BID, Gerdau, com o objetivo de qualificar, organizar e orientar as entidades do terceiro setor diante das alterações das leis e também em relação a importância do terceiro setor perante a economia atual. Esse projeto trouxe adequações e mudanças necessárias.
- A família na escola: Entendendo a importância da participação familiar no atendimento à pessoa com deficiência, a APAE presta apoio à família de seus alunos, através de grupos terapêuticos, acolhimento e orientação a pais recém-chegados na instituição, palestras informativas e oficinas de artesanato (pintura pano de prato).
- Voluntários: A APAE conta com diversos voluntários, dentre os quais estão os membros da diretoria e pessoas da comunidade, sempre dispostos a cooperar doando seu tempo e trabalho em prol da causa da pessoa com deficiência.
A família apaeana agradece a comunidade pela colaboração e apoio.