Público teve acesso à informações sobre o direito da educação às pessoas com deficiência e também a pesquisa realizada no município sobre o tema. |
Encontro foi realizado no dia 16 de agosto de 2010
Professores, assistentes sociais, agentes de saúde, visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), integrantes da APAE, Lar dos Deficientes Físicos e comunidade em geral participaram da 3° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na segunda feira, 16, no auditório da Escola de Ensino Médio Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen.
Com o tema "Inclusão com qualidade de vida", a conferência reuniu cerca de 140 pessoas, entre elas o prefeito José Alberto Panosso; a secretária de saúde, Ana Cristina dos Santos; a secretária de assistência social e habitação, Simônia Gonçalves de Oliveira; a secretária de educação, Sirlei Rossoni; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), Ana Grassi; o juiz de direito, Regis Vanzin, e representando a brigada militar o sargento Cadore.
A presidente do Compede, Ana Grassi, ressaltou que o objetivo do encontro era poder abordar todos os assuntos que abrangem a acessibilidade. Já o prefeito Panosso enfatizou a importância da conferência e reconheceu que o município ainda não oferece pontos de acesso nos próprios órgãos públicos e que isto deverá ser mudado.
Autoridades presentes na conferência. |
"Nós temos um grande projeto a sr implantado em Frederico Westphalen, pois temos consciência de que o município ainda não oferece acessibilidade a população e temos muito a fazer", disse. Panosso explicou que além do encaminhamento de um projeto ao governo federal, o município está trabalhando com a acessabilidade dentro do seu plano diretor.
A secretária de assistência social e habitação, Simônia Gonçalves de Oliveira, que palestrou sobre "Inclusão da Pessoa com Deficiência", baseada nos resultados de sua dissertação de mestrado, propôs uma reflexão sobre o direito da educação às pessoas com deficiência. "A verdadeira inclusão está no respeito à diversidade", enfatizou. Além disso, a secretária abordou a necessidade de se ter um novo olhar sobre o tema. "Nunca se sabe se um dia não vamos precisar de acesso, ou alguém da nossa família".
Ao final do dia, foram escolhidos quatro delegados, que irão representar o município na Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. Esses, possivelmente, irão participar do encontro nacional, em Brasília.